Serviço 1 – Gestão de Projetos de P&D e EE
Escopo: Prospecção, concepção, submissão e gestão dos projetos de P&D e EE do cliente, propondo soluções técnicas para o gerenciamento e a operacionalização dos projetos ao longo de todo seu desenvolvimento, de acordo com as regras da ANEEL. Para a execução de projetos de P&D, a empresa possui parceria com diversas entidades de pesquisa (universidades e institutos) e fabricantes de equipamentos, em especial alguns localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, visando atender as novas regras do PROP&D.
Documentação: Arquivos em formato PDF e XML para envio à ANEEL. Cursos de nivelamento sobre as regras e os procedimentos dos Programas de P&D e EE da ANEEL para as equipes técnicas e contábeis do cliente. Interação permanente com as áreas contábeis e técnicas do cliente e das entidades executoras, por meio de visitas presenciais, e-mails, telefone e/ou reuniões por Skype.
Observação: A contratação deste tipo de serviço, em caráter permanente ao longo de toda a execução de um projeto de P&D ou EE, abrangerá também os serviços de consultoria disponibilizados nos Serviços 2 a 4.

Serviço 2 – Análise Inicial de Projetos de P&D
Escopo: Avaliação inicial dos projetos de P&D propostos ao cliente, considerando-se a análise detalhada de todos os itens de avaliação da ANEEL (originalidade, aplicabilidade, relevância e viabilidade econômica), de acordo com a versão mais recente do PROP&D. Para os projetos de interesse estratégico do cliente, poderão ser também sugeridas melhorias que, se implementadas, permitirão melhorar significativamente os produtos finais dos projetos, com consequente redução dos riscos de glosa e/ou de reprovação na avaliação final dos projetos pela ANEEL. Projetos com um significativo risco de futura reprovação ou glosas pela ANEEL (por exemplo, em função de problemas relacionados à sua originalidade e/ou inovação tecnológica) são identificados nesta fase.
Documentação: Relatório de análise das propostas de projetos de P&D submetidos ao cliente, contendo um ranking dos projetos, de acordo com a sua qualidade técnica, de modo a facilitar a seleção dos projetos de interesse do cliente.
Observação: Este serviço poderá ser contratado em separado dos Serviços 3 e 4.

Serviço 3 – Acompanhamento da Execução de Projetos de P&D
Escopo: Acompanhamento esporádico da execução dos projetos de P&D do cliente, objetivando a identificação e o ajuste dos pontos de fragilidade ou de desvio do foco de desenvolvimento do projeto à medida que potenciais problemas são detectados, de modo a garantir a obtenção integral dos produtos finais previstos, de acordo com o cronograma físico do projeto.
Documentação: Validação dos relatórios parciais do projeto e elaboração de pareceres técnicos complementares.
Observação: Este serviço poderá ser contratado em separado dos Serviços 2 e 4.

Serviço 4 – Análise Prévia e Elaboração da Documentação Final dos Projetos de P&D
Escopo: Adequação final dos projetos com a correta formatação e apresentação das informações à ANEEL, previamente ao carregamento da documentação final no DUTO ANEEL, de forma a potencializar os benefícios do projeto e favorecer uma boa avaliação final pela agência. Com isso, busca-se reduzir os riscos de eventuais penalizações decorrentes da disposição incorreta e/ou falta de clareza das informações, cujas inconsistências dificultam a análise do projeto pelos avaliadores da ANEEL, com prejuízos ao cliente.
Documentação: Elaboração/ajuste da documentação final exigida pela ANEEL em conjunto com a entidade executora, incluindo a montagem final dos arquivos em formato PDF e XML.
Observação: Este serviço poderá ser contratado em separado dos Serviços 2 e 3.